( O grito)
do artista alemão Edvard Munch, 1893
O artista aborda temas sociais contemporâneos de sua época, o que o faz ser reconhecido como um dos principais representantes do expressionismo.
A Proposta Triangular para o ensino das Artes é sistematizada por Ana Mae em três ações:
Ler- a leitura de imagens pode ser realizada a partir de diferentes linhas estéticas e enfoques metodológicos como: a gestaltica, a semiótica, a empírica, a fenomenológica, a mito/poética, o Kantianismo, a epistemológica, gramática gerativa, entre outras.
Contextualizar- histórica, geografica, sóciocultural, psicologica, muitas vezes a obra requer essa contextualização.( História da Arte)
Fazer Arte ( Importante destacar que não é reprodução, não é releitura como cópia). ( É criar a partir dos conhecimentos adquiridos).
(Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais,Barbosa,2010, p.170/171)
Maria Geizimar / Ana Mae Barbosa
CONFAEB Goiânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário