Pintura em aquarela, desmistificando a técnica pela prática
Conhecida como uma técnica de pintura muito elitizada, principalmente devido ao alto custo dos materiais a serem utilizados como: papel de gramatura por volta de 250 que é o mais adequado, pincéis macios e específicos muito delicados. A aquarela possui uma particularidade é uma técnica muito conhecida pela transparência, pois quanto mais diluída for, tanto mais transparente ficará. Portanto, a aquarela é uma tinta que deve ser diluída em água para que se alcance a transparência.
"A aquarela é uma técnica muito atraente...transmite suavidade, transparência, leveza e muito lirismo... é possível fazer aquarela de todo tipo: claras, escuras, densas ou diáfanas...você pode abordar qualquer assunto ou tema". (Hallawell, 2006,P.36)
Utilizada desde o período Paleolítico e no antigo Egito em
manuscritos, a técnica da pintura em aquarela foi bastante difundida no
Medievo, principalmente na Europa. A aquarela era utilizada para esboços,
cópias, caricaturas. Um dos pioneiros da técnica foi o artista Albrecht Durer com pinturas que representavam
a natureza.
Atuando no Brasil um dos grandes aquarelistas foi J.B. Debret e toda
sua iconografia sobre o Brasil e sobre o Rio de Janeiro, pintor oficial do
império, sua pintura é marcada por um inconfundível colorido que sem a qual não
haveria historiografia mostrando o cotidiano dos índios e escravos e as
questões sociais da época do império no Brasil. “A
própria utilização da aquarela - técnica que, à época era vista como
preparatória - e a aceitação mais ou menos pacífica de sua fluidez e imprecisão
mostram que o artista concebia esse conjunto de obras como algo estranho em sua
carreira. Estranheza que complementa a dificuldade de decifração desse Novo
Mundo e requer a identificação das imagens a vestígios, fragmentos de uma
existência que abandona a realidade empírica da presença para transmudar-se em
lembrança da distância”.( Siqueira 2007)
Minha primeira pintura em aquarela, não atingiu, ou não respeitou a sua principal característica que é a transparência, foi um aprendizado interessante, pois descobri que na aquarela, pinturas mais densas e mais escuras, são perfeitamente possíveis é só você trabalhar com a tinta semi úmida, Vejamos essa pintura abaixo: Observe principalmente a cor das nuvens e do céu e a sobreposição de cores. então, percebe-se claramente que não houve transparência.Pois a tinta está bastante concentrada.
Museu, aquarela sobre papel.Maria Geizimar
Utilizando a técnica (aguada) consegue-se outro efeito muito mais transparente, vejamos a pintura abaixo:
Borboleta, aquarela sobre papel Maria, Geizimar
Então, percebemos que já houve um aprendizado grande, já consegui diluir bem a tinta e construir uma certa tranparência.Percebemos que para esse tipo de pintura, gasta-se pouquíssima tinta, então mesmo sendo a tinta relativamente onerosa no seu custo econômico, dá para economizar.
Casa Velha, aquarela sobre papel, Maria Geizimar
Fazendo uma comparação entre este céu e estas nuvens, percebe-se a harmonia das cores e a transparência necessária na aquarela. Usei pouquíssima tinta.
Ponte JK, aquarela sobre papel, Maria Geizimar
Interessante a delideza das tranparências da aquarela com a pintura acima. No uso da cor ela está bem diferente da pintura do museu.
Aprender fazendo "John Dewey"
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