Qual o nome do programa e o canal que o exibe? Zorra Total,Rede Globo de televisão
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Para qual público é destinado? Jovens e adultos
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Quais os principais temas tratados no programa? Desvalorização da figura feminina na figura da ofélia
por exemplo que “ só abre a boca quando tem certeza” substima a inteligência feminina rotulando-a de
burra. Caricaturiza os homossexuais na figura de lobisomem e na figura de Waldemar. Desvaloriza a
estética e a beleza da mulher brasileira na figura da Janete que inclusive sofre abuso sexual dentro do
metrô.
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Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pelo programa?
Valores de consumo, de cultura branca, reforça um ideal de beleza europeizado com mulheresloiras,
lindas e muitas vezes burra, a lógica do levar vantagem em tudo e do geitinho brasileiro.
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Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual
e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
De forma bem distorcida para exemplificar com a frase de (Waldemar Waléria) “ ai como eu sou
bandida”. E no estereótipo de pedinte, quando retira da bolsa um tablet mesmo sendo pedidor de
esmolas, demonstra total falta de ética com esse público marginalizado.
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O programa propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de
forma subliminar?
Como verdades absolutas
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Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos
Negros?
De forma descomprometida com essa diversidade que é o Brasil em forma de caricatura, sempre
desvalorizando-os.
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Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus
corpos, etc.?
As mulheres “bonitas e robustas”, estão sempre com pucas roupas e com roupas da moda, já as negras
estão sempre estereotipadas, basta ver a Janete e a pedinte de esmolas.
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Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a
diferença?
Percebo a valorização da cor branca da estética de europeu. Mesmo sendo um pais miscigenado.
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Há alguma caricatura pejorativa?
Sim. Do pedidor de esmolas que é negra e sem dentes.
Também do homossexual valéria que está terrivelmente colorida.
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Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
Reforça-se mulher burra, mulher com libido exacerbada, etc.
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E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais do programa?
Bebidas, carros, shampoos,cremes que prometem cabelo liso e radiante, novelas...
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Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste ao programa? Que tipo de relação
ideológica existe entre o programa e os produtos vendidos na propaganda?
É .Mas eles consomem apenas essas imagens.
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Este programa pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no
modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Claro. Nos pegamos reproduzindo a frase célebre da Waléria a todo instante :“Ai como eu sou bandida”.
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Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Muito negativamente, por não contemplar e/ou valorizar a diversidade cultural por não abordar temas
relacionados a diferentes estéticas a diferentes belezas.
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Se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, o que modificaria?
Colocaria um programa que contemplasse a cultura nacional e outras culturas também tendo em vista
sermos um país com grande número de imigrantes (valorizaria essa rica diversidade cultural)
Resenha crítica:
O humor de muito mau gosto e impositivo mas intencional veiculado na rede do sr.
Roberto Marinho, é muito perverso, tendo em vista ser esse programa a opção de entretenimento do
grande público que não dispõe de dinheiro para consumir outro tipo de cultura ( que no Brasil é
muito cara) Um exemplo: assistir um show de Caetano Veloso por exemplo, Ou Gilberto Gil, ou ir
ao cinema numa cidade onde tudo é longe, ou ainda ir ao teatro.
O programa reafirma as desigualdades na medida em que a grande massa não tem
acesso ao acervo cultural da Humanidade, ficando relegados a uma subcultura imposta pelo sr.
Roberto Marinho e companhia, que querem vender seus produtos, e aí com esses programas, os
brasileiros são mais uma vez treinados para o consumo desenfreado e inconscientemente não
enxergam o posicionamento político dos idealizadores desse programa.
Com esse monopólio das mídias e da cultura, perde o Brasil e perdemos nós
consumidores de programas tão ruins, que não acrescenta em nada para nosso desenvolvimento
pessoal e social rumo a uma sociedade multicultural, diversa, com um amplo repertório cultural a
ser divulgado na construção de nossa identidade de país formado a partir de três matrizes
( indígena, africana e européia ). Um país de quarta economia do planeta, não deveria mais estar tão
atrasado em termos democráticos e culturalmente dividido como ainda estamos, com cultura
erudita para poucos e programas humorísticos de péssima qualidade para aqueles que não tem
acesso a primeira opção, ou seja, a maioria..
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