Plano de aula que estou executando no Museu Vivo da Memória Candanga
Projeto Educativo
Tema: Arte/educação, Educação patrimonial
Público alvo: estudantes de escolas públicas e particulares e/ou comunidade
Metodologia: Conversa informal com a turma sobre o que eles perceberam ao observar o museu.
Que tipos de materiais foram mais utilizados?
E na nossa casa, que tipos de materiais foram mais utilizados?
E para você, como seria a casa mais interessante? Seria de madeira, de tijolo,de bambu, de lona, ou de lata?
Objetivos: Reconhecer o nosso patrimônio arquitetônico como um produto da nossa cultura ( Do nosso patrimônio cultural).
Perceber as diferentes estéticas e os diversos materiais empregados na construção e arquitetura das nossas casas, como: madeira,tijolos,bambu, vidro, metal, cerâmica,azulejos, a diversidade de telhados, que vão variar de acordo com a nossa cultura e com o que a natureza ao redor nos oferece.
Despertar para a importância da preservação desse patrimônio arquitetônico que está presente tanto no museu como um local público, quanto na construção das nossas casas que também fazem parte do patrimônio cultural.
Atividade artística:
Produção de pintura e colagem individual representando a casinha que para você seja mais interessante, pensando que essa casinha é produto da sua cultura, ou seja, do modelo que vocês acham mais bonito e mais adequado para o local você vive e dos materiais mais acessíveis que dispõem.
Cronograma:
Sete aulas com três horas de duração.
Maria Geizimar Arraes, acadêmica de Artes Visuais
Público alvo: alunos de escolas públicas e particulares
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